Organizadores

Andressa Cabral
Sou bióloga (UFJF) e mestra em botânica (USP). Busco contribuir com a conservação de áreas através do conhecimento sobre diversidade, biogeografia e evolução de plantas. Tenho usado Barbacenia Vand. e Ericaceae Juss. como modelo para investigar a origem e a diversificação da flora dos inselbergues da Floresta Atlântica e das montana do leste do Brasil, respectivamente. Amo praticar Choy Lay Fut Kung Fu e tocar instrumentos musicais.

Jessica Nayara Carvalho Francisco
Bióloga, Botânica e Educadora Ambiental. Ama andar de pés descalços, pisar na areia do mar, descobrir novas perspectivas ao viajar e fazer trilhas. Estou interessada em compreender quais processos evolutivos estão envolvidos na origem e manutenção da biodiversidade neotropical. Também atuo nas áreas de sistemática e taxonomia vegetal através de uma abordagem integrativa. Uso como sistema de estudos lianas neotropicais da família dos Ipês (Bignoniaceae) empregando ferramentas de filogenômica, filogenética, biologia morfológica, biogeografia histórica e ecológica. Atualmente investigo o gênero do cipó-rosa (Cuspidaria) com o objetivo de compreender e desvendar o papel da história, geografia e ecologia na diversificação do grupo.

Luana J Sauthier
Tenho interesse nas áreas de taxonomia, sistemática e biogeografia da Flora Neotropical, com ênfase nos Campos Rupestres, Campos de Altitude e Páramos Andinos. Trabalho principalmente com Paepalanthus Mart. subg. Platycaulon Mart. ex Körn. (Eriocaulaceae), investigando sua riqueza, distribuição, conservação e evolução.

Luísa Lucresia
Bióloga (UFBA), botânica, baiana, doida por viagem, Netflix e cozinha. Me interesso principalmente pela compreensão dos padrões espaciais de distribuição da diversidade e de diferentes vegetações no ambiente. Atualmente realizo mestrado pela Universidade de São Paulo, onde investigo padrões de distribuição de Myrtaceae na Cadeia do Espinhaço (BA e MG) e correlaciono estes padrões com variáveis climáticas e pedogeomorfológicas.

Matheus Colli Silva
Meus interesses científicos envolvem entender como a diversidade de plantas na América do sul está distribuída, como ela é documentada e como ela é reconhecida, cientificamente e popularmente. Conduzo pesquisas com (1) sistemática e evolução da família Malvaceae; (2) documentação da biodiversidade, bases de dados e síntese de padrões biogeográficos; (3) percepção da biodiversidade em áreas verdes urbanas. Também gosto de natação e recentemente de yoga.

Mirian Antonicelli
Sou aluna de graduação em biologia na USP e fascinada por evolução. Atualmente estou investigando como transições entre biomas afetam a morfologia das plantas ao longo de sua história evolutiva, usando como estudo de caso folhas de Pleroma (Melastomataceae). Também tenho muito interesse nas áreas de conservação, educação e divulgação científica. Nas horas vagas, gosto de beber uma cervejinha e cozinhar.

Raquel C. Pizzardo
Sou aluna de graduação, atualmente trabalhando com modelagem de distribuição de espécies e diferentes abordagens para incorporar história evolutiva em políticas de conservação. Meus interesses estão em explorar a relação entre distribuição geográfica, processos evolutivos e diversificação, focando nos chamados “sky” island systems e expandindo para o campo de análises de conservação. Gosto de passar o tempo livre nos parques, sempre acompanhada do meu cachorro e de um bom café.

Renato Ramos da Silva
Sou botânico e estudo Biogeografia e Conservação. Atuo com pesquisa e no desenvolvimento de políticas públicas na área ambiental, usando SIG. Tenho interesse em projetos de uso sustentável com as sempre-vivas (Eriocaulaceae) e PFNM da Cadeia do Espinhaço. Adoro trabalhos de campo e conhecer novas culturas. Gosto de cozinhar, rock’n roll, MPB, fotografia, cinema, política e quando o Galo ganha.

Sandra Reinales
Sou Bióloga e Mestre em Sistemática de Plantas pela Universidad Nacional de Colombia. Meus principais interesses são sistemática, biogeografia e evolução morfológica de plantas, em um contexto macroevolutivo. Atualmente sou estudante de doutorado na USP (Brasil), onde estudo as dinâmicas de diversificação na tribo Sauvagesieae (Ochnaceae), com o fim de testar alguns mecanismos (e.g. capacidade de dispersão) que ajudam a explicar a riqueza e distribuição geográfica recente das ocnáceas neotropicais, com ênfase nas áreas montanhosas da América do Sul. Também tenho interesse em história das coleções botânicas.